Sala com dois ambientes: decore de forma simples

Atualmente um novo estilo de ambiente tem tomado fama no mundo da arquitetura e designer de interior, os cômodos conjugados ou sala com dois ambientes.

Esses cômodos geralmente estão sendo conjugados entre sala de estar, sala de jantar e cozinha, podendo conjugar os três cômodos ou apenas dois deles.

Existe ainda a possibilidade de integrar mais cômodos a esses, como é o caso de varandas, sacadas e cantinhos de trabalho e estudos. Aprenda já como decorar uma sala com dois ambientes.

sala com dois ambientes lustres
Foto: @garciamelleiro

Soluções para decorar uma sala com dois ambientes

A ideia de unir dois ambientes veio de um movimento modernista que priorizava a socialização. Esse tipo de construção, é chamado conceito aberto e veio não só do movimento modernista, mas também da necessidade de se construir em pequenos espaços com apartamentos e casas cada vez menores devido ao aumento crescente das construções nos grandes centros urbanos.

Com esse novo estilo de construção é possível dar ao apartamento pequeno a impressão de ser visualmente mais amplo e dá ao espaço maior sensação de conforto.

Inicialmente esse modelo de construção foi projetado para ambientes pequenos, onde se desejava otimizar espaço. Hoje em dia esse conceito é usado até em grandes construções.

Foto: @arq.paulomatheus

O projeto de conceito aberto ou sala com dois ambientes é eliminar por completo as paredes que dividem esses ambientes, ou separá-los apenas por balcões ou decorações.

Um ambiente integrado torna a casa mais atraente, elegante e convidativa para receber amigos e familiares, pois é possível a convivência social enquanto cada um executa uma tarefa, como é o caso da sala conjugada com a cozinha, onde o cozinheiro consegue conversar e recepcionar seus amigos enquanto prepara o jantar.

Decoração para sala com dois ambientes simples

– Escolha bem os móveis que irá decorar seus ambientes, lembre-se que eles devem ter conexão entre si. Outra dica importante é que os móveis sejam funcionais para a otimização de espaço, como é o caso de bancos baús, estantes multifuncionais e outros; vale lembrar que os móveis planejados são com certeza a melhor opção, pois são peças feitas sob medida, logo irão se encaixar perfeitamente eu seu espaço.

– Trace um limite entre os ambientes. A ideia da sala com dois ambientes é unir os cômodos, porém eles devem ter distinção entre si. Essa separação pode ajuda na estética dos ambientes e pode ser feita com móveis, como é o caso do sofá em L, pinturas diferentes nas paredes, quadros decorativos, painéis em acrílico ou vidro, painéis vazados de madeira ou porcelana, tapetes e outros.

Foto: @resolvedecora

– Opte por cores neutras e claras em ambientes pequenos, pois essa paleta de cores traz ao ambiente boa iluminação e o torna visivelmente mais amplo. Não é uma regra usar cores claras, mas caso queira investir em cores específicas, escolha tons que combinem entre si para que a decoração fique mais harmoniosa.

– Equilibre a quantidade de decoração com o tamanho do ambiente, muitos enfeites espalhados pelo local podem dar o ar de “bagunça”.

– Uma ótima dica é utilizar espelhos nas paredes, pois além de deixarem o ambiente lindo e sofisticado, dão a impressão de amplitude no espaço. Logo, escolha um ponto chave para colocá-los a fim de evitar reflexos do sol e valorizar seu potente efeito.

– Em caso de conjugar sala e cozinha, a divisão dos ambientes pode ser feita por uma mesa móvel ou fixa, a fim de otimizar espaço. Você também pode utilizar luminárias pendentes sob a mesa para iluminar e decorar.

Ideias para sala dois ambientes pequena

Em ambientes com salas pequenas a ideia principal é otimizar espaço. Logo, foque em móveis planejados multifuncionais e bonitos. Opte por decorações menores e algumas plantinhas para dar vida ao seu espaço.

Foto: @mini.apto

Modelo de sala dois ambientes retangular

Ao contrário do que muita gente imagina, decorar uma sala com dois ambientes no formato retangular não é tarefa fácil. Os ambientes retangulares quase sempre dão a impressão de estarem cheios e com os móveis amontoados uns sobre os outros.

Para que seu espaço não fique dessa forma, vamos listar algumas dicas que te ajudarão a decorá-la.

Foto: @cregopainceira

– Como os espaços retangulares dão a impressão de serem compridos demais, crie um foco visual para o ambiente. Você pode fazer isso colocando itens em uma das paredes, como: sofás, quadros grandes e poltronas todos na mesma parede, pois isso aproxima as paredes.

– Se uma de suas salas for retangular e muito comprida, você pode separá-la em dois ambientes, sendo sala de estar e sala de jantar, sala de estar e sala de trabalho e várias outras possibilidades, basta usar a criatividade.

– Nesse caso evite espelhos, pois como dito anteriormente eles provocam o efeito de aumentar o ambiente.

– Outra forma de criar uma ilusão de óptica é colocar tapetes listrados perpendicular ao comprimento do cômodo.

Sugestões para sala dois ambientes comprida

As salas compridas seguem o mesmo raciocínio dos tópicos anteriores referente às salas retangulares.

Foto: @crppinturas

Logo, você pode utilizar as mesmas dicas para causar boa impressão aos amigos e familiares, dando uma visão harmoniosa e atraente para a sala com dois ambientes.

Veja algumas inspirações de sala com dois ambientes:

01- aproveite o espaço da varanda para garantir um segundo ambiente

Foto: @apt.final01

02- A mesa de jantar fica acoplada com a sala

Foto: @jessicaramosdecora

03- O sofá grande agrega elegância e aproveita o espaço

Foto: @rgarquiteturaedesign

04- Faça a combinação de cores entre os espaços

Foto: @ap1000sonhos

05- Os espaços pequenos também podem ser divididos em 2 ambientes

Foto: @apezito61

06- O estilo industrial fica bem moderno 

Foto: @apsantos_92

07- A sala também pode ficar agregada com a cozinha

sala com dois ambientes com plantas
Foto: @seja.minimalista

08- A área gourmet se incorpora com a sala de tv

Foto: @luasandrade

09- Um mesmo ambiente pode estar dividido entre o sofá e a mesa de refeições

sala com dois ambientes com sofá
Foto: @_apezinho302_

10- A bancada forma uma divisão entre os ambientes

Foto: @marinapilottiinteriores

11- A sala retangular divide os ambientes entre a cozinha

sala com dois ambientes entre a cozinha
Foto: @_quemcasaquerape

12- Nesse ambiente a sala ficou dividida entre a cozinha por um armário de prateleiras

sala com dois ambientes
Foto: @fazendointeriores

13- O ambiente mais claro amplia o espaço

Foto: @arquiteturacreativa

14- A decoração se complementa

Foto: @franarteedecor

15- A parede pode ser a mesma entre os ambientes

sala 2 ambientes de apartamento pequeno
Foto: @meuapelacio

16- A mesa de refeições entre a sala e a porta fica perfeita

sala com dois ambientes de sofá
Foto: @casinha_decorada1

17- A televisão serve para os dois ambientes

sala com dois ambientes estar e tv
Foto: @aluga.decora

18- Para pouco espaço a bancada atrás do sofá ajuda na divisão

sala com dois ambientes pequena
Foto: @marasaraiva_interiores

19- Claramente o espaço além de ser dividido pela mesa, percebe se pelo gesso

sala com dois ambientes simples
Foto: @365dicasparavc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*