Como decorar uma sala: 25 dicas e fotos

Graças aos decoradores, existem diversas dicas que ensinam como decorar uma sala de uma forma extremamente eficiente. E claro, como as salas são um dos cômodos mais importantes de uma residência, muitas pessoas procuram dicas criativas e baratas para decorar.

Sendo assim, para lhe ensinar como decorar uma sala de forma incrível, separamos aqui 25 belas dicas. Conforme irá notar, as ideias serão úteis para diversos tipos de residências e orçamentos. Isto é, vela a pena conferir até o fim.

Como decorar uma sala pequena de apartamento

Quando falamos em salas pequenas, temos que voltar nossos esforços para algumas atitudes que ajudam a promover a amplitude. Nesse caso, uma dica essencial é decorar o apartamento com espelhos e objetos de vidro.

decoração de sala com espelho
(Foto: Minha Casa)
sala de apartamento decorada
(Foto: Decoração Online)
decoração de salas
(Foto: Decor Fácil)
decorando salas
(Foto: Pinterest)

As cores em um ambiente pequeno também devem ser bem planejadas. Afinal, uma escolha equivocada pode fazer o cômodo parecer menor do que ele realmente é. Nessas situações, o correto é optar por cores mais claras.

sala decorada com tapete
(Foto: Tapajós Engenharia)
sala pequena e simples
(Foto: Blog Do Gesseiro)

Substituir um rack por um painel de TV pode ser uma ideia excelente para economizar espaço. Além disso, existem modelos de painéis que podem agregar grande valor estético à sua composição.

sala decorada com painel
(Foto: CENTRALIZADA)

Garanta que o ambiente fique bem iluminado. Seja com a luz natural ou com a artificial, o ideal é manter o ambiente cheio de luz para ajudar com a leveza do ambiente e com a noção de amplitude.

como decorar uma sala
(Foto: homechairs)

Papéis de parede com linhas verticais ajudam a deixar as paredes mais altas e as linhas horizontais alongam os espaços. Apostar nessas ilusões óticas pode ser interessante para um espaço pequeno.

como decorar uma sala de apartamento
(Foto: achados de decoracao)

Decoração de sala simples e bonita

Não há como decorar uma sala de um forma bonita sem trabalhar a harmonia entre as cores e os elementos. Para isso, defina uma paleta de cores e siga um padrão.

salas modernas
(Foto: Zozu)

Escolha um estilo. Definir um estilo decorativo pode ser a forma mais fácil de adquirir diretrizes para a decoração. Com o estilo certo, é possível realizar composições simples e bonitas. Aliás, o estilo minimalista pode ser uma grande ideia.

sala de estar cinza
(Foto: Pinterest)

O sofá é uma peça essencial em qualquer decoração. Por isso, faça com que ele ganhe destaque em sua composição sem negligenciar o espaço e a harmonia com os outros elementos. Detalhe: o sofá cinza está em alta.

salas decoradas com quadros
(Foto: Viva Decora)

A escolha de uma boa luminária pode ser altamente relevante para a beleza do cômodo. Essa luminária pode ser luxuosa, mas também pode ser simples. Harmonizando-a com o resto da decoração, tudo ficará perfeito.

iluminação para sala

(Foto: Tua Casa)

Os elementos das paredes devem ser muito bem pensados, pois eles podem adicionar maior personalidade ao recinto. Assim, quadros para sala e adesivos vinílicos podem ser excelentes opções.

ideias para decorar a sala
(Foto: Dalmóbile)

Como decorar uma sala só com tapete e almofadas

Há como decorar uma sala sem um sofá. Contudo, o ideal é seguir as regras de harmonização, fazendo com que tapetes, almofadas, puffs ou outros elementos se ajustem ao estilo decorativo e às cores.

fotos de salas decoradas
(Foto: homechairs)

Existem decorações sem sofá que apostam em grandes colchões e almofadas para promover o conforto. Em alguns casos, as decorações mais rústicas colocam uma base de madeira ou bambu sob a área do colchão. O resultado é muito bonito.

As decorações orientais podem ser uma grande inspiração para decorações com tapetes e almofadas. Desse modo, faça o possível para observar as construções com tatames e almofadas.

Para os ambientes que exigem maior descontração, um grande tapete de cor neutra com almofadas coloridas pode ser a opção perfeita para alcançar o fim proposto.

salas baratas
(Foto: Mi decoracion)

Os tapetes felpudos são uma tendência em alta. Para as construções sem sofá, eles podem adicionar muito conforto e enorme valo estético. Vale a pena apostar nessas peças.

Como decorar uma sala grande com dois ambientes

Aparadores podem ser um excelente elemento para marcar a divisão de uma sala com dois ambientes. Colocando-os atrás dos sofás, é possível criar um ambiente bastante elegante.

Divisórias estilizadas também são uma perfeita forma de dividir uma sala com dois ambientes e, ao mesmo tempo, ganhar alguns pontos na beleza geral do local.

sala com divisoria
(Foto: Tua Casa)

Faça o possível para adotar o mesmo estilo decorativo nos dois ambientes. Com isso, sua harmonização ficará perfeita e sem uma divisória o ambiente ficará ainda mais amplo.

Aposte nos sofás em L para dividir os ambientes. Dependendo do tamanho do sofá ou da sua cor, a composição ficará muito moderna.

sala com sofa grande
(Foto: Decor Salteado)

A escolha dos tapetes pode dar maior personalidade aos ambientes. Para tanto, aposte em tapetes de formatos mais tradicionais em um dos ambientes e tapetes menores nos espaços periféricos.

Dicas de como decorar uma sala com plantas

Não há como decorar uma sala com plantas sem planejar o local em elas irão ficar. Lembre-se que as plantas devem receber uma boa iluminação e estar próximas de uma boa fonte de ar.

salas decoradas com poltronas
(Foto: Casa Vogue)

Jardins verticais podem ser uma excelente forma de dividir uma sala em dois ambientes. Para complementar, pequenos vasos decorados podem ajudar a deixar tudo ainda mais bonito.

Plantas nas estantes, mesinhas de centro ou em pequenas prateleiras podem ser o detalhe adicional para a sua decoração.

sala com parede de tijolos
(Foto: Casa Vogue)

Vasos com plantas maiores, distribuídos em alguns cantos da sala podem ajudar a dar maior leveza e tranquilidade ao recinto. Colocá-los ao lado de poltronas ou sofás é sempre uma boa ideia.

sala com parede vermelha
(Foto: Dicas de Mulher)

A utilização de plantas também exige a harmonização com o estilo geral e com as cores dos móveis e das paredes. Ou seja, se for usar plantas, pense nelas como elementos decorativos, considerando suas cores e formas dentro do estilo geral.

Portanto, como pôde notar, há como decorar uma sala de inúmeras formas. Considere essas dicas e, sem dúvidas, o seu ambiente ficará muito mais elegante.

Avalie esse conteúdo!

RELACIONADAS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*