Search

Cactos e Suculentas: 20 Fotos de Decoração, Como Cuidar

Aprenda como cuidar melhor de seus cactos e suculentas e encontre diferentes inspirações para presentear ou para criar o seu mini jardim!



Devido à praticidade e delicadeza dos cactos e suculentas, plantá-los está cada vez mais em alta.



Antes de qualquer coisa, você deve entender é que cactos e suculentas não são a mesma coisa. Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto. Muito pelo contrário, existe uma variedade enorme de espécies.

Portanto, suculentas são aquelas plantas nas quais a raiz, o talo ou as folhas possuem formato mais grosso a fim de permitir o armazenamento de água em grande quantidade e, não poderia ser diferente: elas deixam o espaço mais verde e cheio de vida.

Todo mundo ama! Desde os aspirantes a jardineiros até os mais experientes. Mas não se engane pensando que é simples manter essas plantinhas vivas. Nesse post, separamos dicas simples de como cuidar delas.

Como cuidar de cactos e suculentas

Cactos e suculentas são, acima de tudo, uma ótima opção para quem mora em prédios e não têm grandes espaços como quintais e jardins.

Pela breve explicação que demos, você já deve ter entendido a premissa básica de sobrevivência dessas plantas: muito sol e pouca água. Então, escolha colocar a sua plantinha em um lugar onde, pelo menos, você possa abrir a janela por algumas horas do dia.

Cactos e suculentas expostos ao sol

Foto: Hora de Diva

Nunca se esqueça de que planta saudável mantém suas folhas juntas. Se elas tiverem muito separadas, é porque estão necessitando de mais cuidados e luz solar.

Com relação à água, jogue somente na terra e não sobre a planta. Basta, no entanto, uma colher cheia por semana para regar os vasos pequenos. Se o vaso for maior, no máximo duas colheres.

Se achar mais prático, você também pode usar uma bisnaga para controlar o volume despejado. A razão de tudo isso é porque a raiz deve ficar sempre úmida, mas nunca empoçada – raízes empoçadas fazem essas espécies apodrecerem.

Diversas espécies de cactos e suculentas

Foto: GreenMe

Você que está lendo esse post, provavelmente se interessa em criar cactos e suculentas, mas ainda não tem muita prática. Então um bom começo é saber que você pode testar a necessidade de regar a terra usando um palito de dente ou, até mesmo, seu dedo. Espete na terra e se ele sair sujo ainda não é preciso regar. Se ele sair seco, molhe aos poucos conforme a explicação acima.

Como regar cactos e suculentas

Foto: Mini Jardins

Seguindo essa mesma lógica, outra dica muito importante é que os vasos devem ter um buraquinho por onde escoa o excesso de água. Dessa maneira, as chances de manter suas plantinhas vivas aumentam bastante!

Sabe aquelas pedrinhas brancas, que são uma gracinha para decorar os vasinhos? Talvez você não saiba, mas elas fazem muito mal às suas plantinhas e, portanto, fuja delas! Apesar de esteticamente bonitas, elas nada mais são que mármore picado e que, quando molhados, liberam pó e outras impurezas que vão acabar intoxicando a sua planta aos poucos.

Em vez de usá-las, a melhor opção é decorar com musgos, cascas de pinus e outros detalhes naturais.

Terráreo de suculenta com musgos

Foto: Youtube

E, finalmente, não se esqueça da adubação. Faça uma manutenção constante e adicione novos nutrientes para renovar o material orgânico da planta.

Tenha, acima de tudo, amor ao cultivar esses seres vivos. Como nem todas as suculentas são iguais, procure conhecer e aprender o que puder sobre a espécie que você tem em casa, converse com as suas plantinhas, troque elas de lugar para que elas não fiquem excessivamente esgotadas de viver no mesmo ambiente e preste atenção a todos os sinais.

Suculenta plantada em vasinho escrito para cultivar o amor

Foto: Pinterest

Como plantar: terrário passo a passo

Como os cactos e suculentas podem ser facilmente reproduzidos, muita gente coleta suas folhinhas e, assim que elas crescem, acabam querendo cultivar em um novo vasinho ou presenteiam seus amigos queridos.

Suculentas para presentear plantadas na latinha decorativa

Foto: Muito Chique

Mas como plantar um terrário para cactos e suculentas? Vamos te mostrar o passo a passo.

Para isso, você vai precisar de:

  • Um recipiente que não seja alto, mas que seja largo. O ideal é uma proporção do diâmetro duas a três vezes maior do que as paredes;
  • Musgos para decorar – eles também têm a função de absorver o excesso de água, funcionando como uma “esponja”;
  • Terra específica. E atenção para essa parte que ela é muito importante. Mais do que apenas um item, é sobretudo uma dica. Não é qualquer terra, tá bom? É uma específica, que se encontra para comprar em floriculturas e lojas especializadas e é um composto preparado para as necessidades dos cactos e suculentas;
  • Plantas de diferentes variedades. Escolha as pequenas e que tenham um crescimento que vai de acordo com o tamanho do seu recipiente;
  • Pedaços de carvão ativado (opcional). Caso o recipiente tenha um buraquinho para escorrer a água, conforme mencionamos ali em cima, não precisa. Mas caso não tenha, o carvão ativado, comprado em lojas de aquário ou jardinagem, mantem o solo fresco e arejado;
  • Luvas – Esse item é especial para os cuidados consigo mesma. Sempre que manusear musgo, você deve estar usando luvas e uma camisa de manga comprida, para evitar infecções por fungos. Além disso, se for o caso, elas são úteis no manuseio do carvão;
  • Itens decorativos do seu gosto, como enfeites de cogumelos, duendes, sapinhos, entre outros.
Vaso de vidro com suculentas plantadas

Foto: Pinterest

Vamos começar a montar? Antes de tudo, adicione uma camada de musgo.

Adicione uma camada de terra de cerca de dois ou três centímetros e cave pequenos buracos aonde você vai colocar as plantas. Então, coloque delicadamente seus cactos e suculentas.

Como adubar um vidro para plantar suculentas

Foto: Casa e Festa

Regue seu terrário com cuidado, seguindo as dicas que demos ali em cima e pronto!

Fotos de plantas suculentas e cactos na decoração

O importante aqui é colocar a cabeça para funcionar e trabalhar a criatividade para arrasar na decoração. Em outras palavras, caso você siga todas as dicas que nós demos, não vai errar! É só adaptar e criar cactos e suculentas nos mais diversos tipos de recipientes.

Vamos colocar aqui algumas imagens para você se inspirar:

Suculentas plantadas na latinha

Foto: Guache Ateliê

Suculentas plantadas na xícara

Foto: Pinterest

Suculentas plantadas no bule

Foto: Pinterest

Suculentas plantadas em conchas de cozinha

Foto: Pinterest

Suculentas plantadas na rolha

Foto: Pinterest

Suculentas plantadas em vasinhos com velas

Foto: Muito Chique

Suculentas plantadas em vaso azul

Foto: Simplichique

Cactos e Suculentas plantados em diversos vasos

Foto: Casa Vogue

Em contraste com as opções inovadoras que foram apresentadas, cactos e suculentas também podem ser cultivados como jardins suspensos. Mas se a sua preferência for pelo recipiente de vidro mesmo, você pode inovar nos formatos ou escolher enfeites que imprimam a sua personalidade.

Terráreo suspenso de suculentas

Foto: La Vida Lucida

Vaso triangular suspenso para plantar suculenta

Foto: Simplichique

Tarráreo Diferente para Suculentas

Foto: Casa Cláudia

Cactos e Suculentas plantadas em vidros de formatos diferentes

Foto: Revista Casa e Jardim

Como resultado de todas as inspirações mostradas, tenho certeza que você está ansiosa para começar logo o seu terrário de cactos e suculentas.

Espero que tenha gostado e que continue acompanhando o nosso Blog para receber mais dicas de decoração.

Cactos e Suculentas: 20 Fotos de Decoração, Como Cuidar
Avalie esta matéria!




loading...


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*