Search

Banheiro Ecologicamente Correto


Atualmente fala-se muito em sustentabilidade e em ser politicamente correto. Mas na prática poucos são os que efetivamente fazem algo de concreto para acabar com as agressões contra o nosso planeta. O primeiro passo deve começar em sua casa, você pode separar o seu lixo domestico ou, caso esteja construindo, fazer um projeto de um banheiro ecologicamente correto, onde a escolha dos itens é consciente e a água é aproveitada ou, no mínimo é evitado o desperdício.



Desenvolver um projeto de banheiro ecologicamente correto além de sustentável ainda fará você economizar em seu orçamento (Foto: Divulgação)

Dicas de Banheiro Ecologicamente Correto

A iluminação de um banheiro ecológico utiliza a luz solar como maior fonte de iluminação, por isso você pode investir em várias janelas pequenas posicionadas nas paredes do banheiro ou em tijolos transparentes em uma carreira alta. Use apenas uma lâmpada, para a noite, claro, mas opte sempre pelas lâmpadas de LED, que são mais econômicas (elas podem economizar até 80% de energia) e iluminam mais.

As bancadas ou divisórias de seu banheiro podem ser feitos com materiais reciclados. Atualmente muitas cooperativas e lojas investem em itens com esta procedência. E você não precisa torcer o nariz, pois muitas peças nem parecem ter sido feitas com material reciclado, pois possuem ótimo acabamento e design moderno.

Para a redução e controle do consumo de água você pode utilizar válvulas de descarga com dispositivo de fluxo duplo, com a utilização de seis litros de água para sólidos e três litros para líquidos. E você pode utilizar também uma torneira com sensor de presença, caso tenha em casa alguém que sempre “esquece-se” de fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

E para deixar ainda mais o seu banheiro ecologicamente correto e, de quebra ainda economizar, invista em um sistema de aquecimento solar. À primeira vista pode parecer que o valor é muito alto, porém a longo prazo você verá que a economia é muito maior, sem contar que reduzindo o consumo de energia elétrica o planeta agradece.

Leia também:





loading...


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*