As construções de hoje em dia fazem grande uso do famoso tijolo baiano ou tijolos de cerâmica, como também são conhecidos.
Seu grande uso se deve ao custo x benefício que esse material possui, pois na maioria das vezes ele é mais barato que os outros e de qualidade particularmente semelhante.
Apesar de não suportar muita carga estrutural, esse tipo de tijolo tem ótimo desempenho térmico e acústico e possui ranhuras que favorecem a aderência.
Outra característica marcante desse tijolo é sua cor terrosa que provêm da queima da argila usada em sua composição.
No geral, seu uso se restringe à construção de residências e muros e apesar de parecer serem todos iguais, existem basicamente três tipos de tijolos de cerâmica disponíveis no mercado hoje em dia.
Nesse artigo, iremos mostrar as principais características desse tipo de tijolo e, também, todas as informações que você precisa saber antes de comprar tais materiais.
Qual a medida do tijolo baiano?
Atualmente, existem três versões mais comuns do tijolo de cerâmica, sendo possível encontrá-los com 6, 8 e 9 furos.
Leia também: Fotos de decoração com tijolo de vidro
As medidas exatas dos tijolos de cerâmica variam conforme a quantidade de furos, sendo o de 6 furos com tamanho médio de 9x14x24 centímetros, o de 8 furos com tamanho médio de 9x19x29 centímetros e o de 9 furos com tamanho médio de 11,5x19x19 centímetros.
Tipos de tijolo baiano de acordo com os furos (6,8 e 9 furos)
Como mencionamos, os tijolos baianos possuem três formas distintas que se diferenciam pelo tamanho e pela quantidade de furos.
O tijolo de 6 furos é o menor tipo existente e, por esse motivo, é mais frágil que os demais, sendo assim, é mais indicado para uso em piso superior, por exemplo.
Os tijolos com 8 furos são intermediários e são muito usados para divisão interna de residências e para construir certas paredes.
Já o último modelo que possui 9 furos, é o maior deles e consequentemente o mais forte. Ele oferece um bom isolamento térmico e acústico e é mais usado para nas construções térreas.
Quantos tijolos baianos por metro quadrado? Aprenda a calcular!
Quando um pedreiro começa a construir, sua primeira preocupação é fazer o cálculo dos materiais.
Para saber a quantidade de tijolos que serão usados em sua construção você precisa ter em mente algumas metragens, sendo assim, você precisa multiplicar a largura pelo comprimento da parede ou muro para obter a área a ser construída.
Após chegar em um resultado e escolher o tipo de tijolo, veja nas tabelas disponíveis, a quantidade de tijolo necessária para cada metro quadrado e faça as contas de quantos tijolos irá precisar em sua construção.
Ao chegar em um resultado, lembre-se de acrescentar 10% do total, o que corresponde a uma margem de erro ou a eventuais acidentes que possam acontecer e algum tijolo quebrar, por exemplo.
Onde encontrar fábrica de tijolo baiano?
Atualmente, é possível encontrar fábricas de tijolos de cerâmica em todo o país. Entretanto, se na sua cidade não possui uma fábrica, você pode comprar os materiais em casas de materiais de construções.
Normalmente os tijolos são vendidos em milheiros, porém, muitas lojas optaram por começar a venda de materiais unitários.
Vantagens e desvantagens do tijolo baiano
A escolha desse tipo de material pode ter vantagens e desvantagens para o dono da obra.
Dentre as principais vantagens do tijolo baiano podemos citar as seguintes:
- Material leve;
- Pode ser usado em vários tipos de construção desde que não precise suportar cargas estruturais muito altas;
- É relativamente mais barato que outros tipos de blocos;
- Possui excelente vedação térmica e acústica.
Entretanto, algumas desvantagens também podem ser observadas ao se escolher usar os tijolos de cerâmica em sua construção, sendo as principais delas:
- Não é indicado para alicerces e bases devido a presença dos furos e o peso extremamente leve quando comparado a outros modelos;
- Por ser mais frágil, está mais propenso a quebraduras.
Tijolo baiano 14x19x29: qual o preço do milheiro?
O tijolo baianão, como é chamado o tijolo baiano de 14x19x29 centímetros, é um pouco mais caro que os tamanhos tradicionais, podendo chegar a R$ 2,46 a unidade. Dessa forma, o milheiro do tijolo baianão é em média R$ 2.460,00.