Projeto de Cozinha Ecológica

Atualmente o assunto que mais vigora é a sustentabilidade, e em vários setores. E o projeto de cozinha ecológica vem de encontro com este desejo de preservação do meio ambiente. E se você acha que este tipo de projeto pode ser muito caro ou inviável pela dificuldade em alcançar bons resultados, reveja seus conceitos, pois com medidas simples já é possível conseguir uma cozinha sustentável e mais ecológica.

O projeto de cozinha ecológica pode ser mais simples do que você imagina (Foto: Divulgação)
O projeto de cozinha ecológica pode ser mais simples do que você imagina (Foto: Divulgação)

Dicas de Projeto de Cozinha Ecológica

Se você adora temperos e ervas e busca sempre plantas sem adição de produtos químicos para o seu cultivo, invista em uma minihorta em sua cozinha. E falta de espaço não é desculpa para você cultivar seus temperos favoritos e suas ervas, ou até mesmo verduras, já que você poderá pendurar suportes para vasinhos para você cultivar seus temperos e verduras.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Leia também sobre Decoração de Interiores Floridos.

Reaproveitar água é outra ótima opção para auxiliar o planeta, principalmente agora, em época de racionamento de água e represas com nível baixíssimo de água. Em sua cozinha você pode acrescentar um sistema que reutiliza a água usada para lavar louça e preparar os alimentos. E este sistema pode conduzir a água para a irrigação das plantas, por exemplo.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

E em projetos mais sofisticados de cozinha ecológica é possível até mesmo depositar, em um compartimento estrategicamente posicionado a cozinha, resíduos orgânicos, como cascas de frutas e sobras de alimentos, para transformá-los em adubo após um tempo ali depositados.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Leia também sobre Decoração de Sala Conjugada.

E você também pode transformar a sua cozinha comum em uma cozinha mais ecológica, e apenas com a mudança de simples hábitos e a incorporação de alguns elementos, como mudar o projeto tradicional de sua cozinha e acrescentar espaços adequados para a separação do lixo, para a reciclagem; não jogando óleo pelo ralo, pois polui o meio ambiente; só abrindo a geladeira quando necessário; desligando a torneira enquanto estiver ensaboando a louça; e deixando os grãos de molho antes de cozinhá-los, para que o tempo de cozimento diminua e assim o consumo de gás também diminua.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Leia também sobre Projetos de Chalés Pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*