Você sabe o que é platibanda? Apesar de possuir este nome diferente, é possível que já tenha visto por aí, pois ela é um elemento que atualmente está em alta na área da arquitetura residencial.
Além da sua função estética em coberturas, ela também é decisiva na hora de escolher a melhor opção térmica e de custos de materiais para a construção do telhado de um imóvel.
Sendo assim, saber mais a fundo sobre platibandas é essencial para aqueles que estão pensando em fazer uma reforma ou construir a cobertura da casa.
Para que entenda melhor esta tendência, separamos informações necessárias para conhecer as suas aplicações e também para decidir se ela é ideal para as dimensões da residência, assim como para o local em que está situada.
O que é platibanda e para que serve?
A platibanda é um artifício arquitetônico que visa “esconder” o telhado, a caixa d água, as calhas e outros materiais de uma construção. Para fazê-la, costuma-se ampliar a parede da fachada, criando um “murinho” na parte mais alta.
Tem como objetivo principal criar uma fachada com linhas retas, deixando assim a frente da casa com uma estética mais moderna e limpa.
O que é calha platibanda?
Servindo para coletar água de chuva que cai sobre a casa, esta calha feita sob medida é colocada entre a mureta e o telhado.
São essenciais para esse tipo de fachada, uma vez que a água não têm por onde escorrer e não pode ficar parada.
Existem diferentes cortes de calhas platibandas e, por esta razão, deve-se fazer um estudo para optar dentre as opções 25, 28, 33, 40, 45 e 50. Converse com o seu arquiteto!
Vantagens e desvantagens das platibandas
Como tudo na vida, há uma lista de vantagens e desvantagens da utilização de platibandas em construções.
Começando pela parte positiva, a instalação de uma platibanda possibilita ao cliente um produto de extensa durabilidade e que transforma a fachada da residência em uma área mais clara e limpa. Para tal, há um diverso leque de opções estéticas possíveis, já que pode ser pintada e decorada.
Além disso, ela permite que o proprietário construa o seu telhado com materiais mais simples como as telhas de fibrocimento, pois ficará escondido. E a quantidade de madeira também é reduzida nesse tipo de telhado, oferecendo assim uma economia ainda maior.
Outro ponto positivo é que a sua facilidade torna a construção da área muito mais prática e rápida.
Como nem tudo são flores há também a parte negativa do uso de platibandas. A primeira é que ela demanda outros tipos de questões que não são tão baratas, como as calhas citadas anteriormente e a mão de obra especializada.
Outra questão é que o telhado, por ser mais baixo, dificulta a realização de manutenções da rede elétrica, de serviços de telefone e internet.
E não para por aí, a manutenção costuma ser ainda mais cara do que a manutenção de um telhado convencional. Quer saber por que? As paredes precisam ser pintadas com mais frequência devido a exposição ao sol e a chuva e há também problemas maiores com umidade e infiltrações.
Por isso, pense nos prós e contras antes de fazer suas escolhas.
Diferença entre beiral e platibanda
Outra dúvida recorrente entre aqueles que estão pensando em utilizar a platibanda é a diferença entre ela e o já conhecido beiral.
Para diferenciá-los, tenha como base que o beiral é o artifício mais adotado no Brasil. Com ele, o telhado fica exposto e tende a proteger melhor o imóvel das intempéries naturais, pois ele é um acabamento horizontal que se estende para além das paredes externas.
Já a platibanda é uma estrutura vertical, geralmente mais moderna e arrojada.
Como calcular a altura de uma platibanda?
Um aspecto que chama atenção no processo de escolha da utilização de uma platibanda são os critérios de cálculo para sua construção.
Afinal, apesar de ter como função “esconder” o telhado, esta pequena parede precisa ser feita na medida certa para que não fique desproporcional ao resto do imóvel.
Além de conversar com um arquiteto, tenha como base de cálculo as seguintes informações: o tamanho, a inclinação e o tipo de telha desejado. No geral, como informamos, recomenda-se a utilização de material de fibrocimento.
Como exemplo, o fornecedor da telha comprada de fibrocimento indica que o material tem 20% de inclinação. Isto quer dizer que a cada 1 metro na horizontal, o telhado expande 20 cm para a vertical.
Assim, se o telhado de sua casa possui 5 metros de largura e a telha tem 20% de inclinação, então:
5 metros X 20% (0,20 m) = 1 metro.
Assim, a platibanda deverá ser maior que 1 metro, em torno de 1, 5 m.
Depois de ter lido as informações reunidas, você tem mais subsídios para pensar e escolher (ou não) a construção de platibandas para sua residência.
Fachadas com platibanda
Veja alguns modelos de fachadas de casas com telhado platibanda:
Como pôde notar, são muitas as opções de decoração de fachadas com platibanda, agora basta escolher o projeto ideal de acordo com seu gosto pessoal.