Search

Piscina com Borda Infinita: Projetos, Como Funciona

Confira alguns projetos de piscina com borda infinita e entenda como funciona esse trabalho



O nome dado a essa piscina que parece desaparecer no horizonte não é em vão: a piscina com borda infinita conquistou a admiração das pessoas devido à sensação de amplitude proporcionada pelo surpreendente transbordamento de uma das laterais.



Tal característica traz uma percepção de harmonia com o meio ambiente através da vista panorâmica, sem mencionar o requinte e a sofisticação que ela transmite.

A aderência das mais belas residências, dos hotéis de luxo e dos resorts às piscinas de borda infinita popularizou o termo na internet, principalmente pelo fantástico efeito visual  de mescla do céu com as águas.

Se você pretende conhecer mais sobre as piscinas de borda infinita e deseja valorizar ainda mais sua propriedade com um artefato como este, confira detalhes e modus operandi de construção descritos nessa matéria!

O que é borda infinita?

É uma tendência que se tornou sonho de consumo de muita gente, principalmente porque é um item de lazer e decoração que tem uma conexão com o entorno, além de ser mais sofisticada que as demais piscinas.

A piscina com borda infinita foge do padrão inicial de modelo de piscinas retangulares com fundo azul. Possui um conceito moderno e transmite a ideia de imensidade e vastidão, devido à visualização do horizonte.

Fotos em Piscina com Borda Infinita

Créditos: San Antonio Santorini

Essa categoria de piscinas é proveniente de uma técnica de construção e projetismo, causando a ilusão de ótica de que está desconectada do solo e se funde à paisagem frontal.

Por esse motivo, é comum que uma piscina de borda infinita seja projetada e construída em locais em que se pode observar o mar, uma vez que, quanto mais próximos os tons da água da piscina e da paisagem são um do outro, a sensação de infinito é garantida.

Como funciona?

Esquematização de Piscina Infinita

Créditos: Fachada Livre

Para entender como o mecanismo de uma piscina com borda infinita funciona, é necessário ter em mente que a arquitetura do ambiente é um quesito primordial para projetar essa específica piscina. Cada arquiteto, porém, aplica técnicas distintas nesse processo.

Entretanto, existem aspectos gerais e informações principais para se construir uma piscina de borda infinita. Como dito anteriormente, a escolha do ambiente é um quesito importantíssimo, tendo em vista que a principal intenção de uma piscina desse tipo é a mescla com o ambiente de profundidade.

O segredo da borda infinita consiste no retorno da água que transborda. Ao escorrer numa calha de aproximadamente 50cm de profundidade, preenchida com pedriscos, essa água é retraída por um sistema de encanamento. Logo em seguida, é direcionada a um reservatório específico, filtrada e impulsionada, com uma bomba, novamente para o tanque.

Entretanto, caso seja possível de ser incluída em seu orçamento e seja conveniente, existe um sistema de motobombas que faz com que a água transborde e volte naturalmente à piscina. Adotar este método encarece a obra em cerca de 10%, mais tubulações e bombas.

O procedimento geral, no entanto, é bem semelhante ao de construções de piscinas tradicionais: podem ser projetadas formas, fontes, degraus e diversos outros elementos decorativos.

A estrutura e a instalação de uma piscina com borda infinita é o que a diferencia da piscina tradicional. O custo de sua manutenção e, principalmente, de sua produção, é obviamente mais elevado, e isso é motivado pela compra de tubulações específicas e bombas exclusivas para essa finalidade, que realizam o serviço de escoamento de água.

Piscina com borda infinita é perigoso?

Não! É compreensível algumas pessoas pensarem que as piscinas de borda infinita são mais perigosas que as demais, mas, felizmente, esse tipo de piscina é bem planejado e não oferece riscos adicionais aos perigos que qualquer outra categoria de piscina teria.

É possível fazer uma piscina com borda infinita de fibra?

Sim! Apesar de precisar de mão de obra especializada, a produção de uma piscina com borda infinita com fibra é plenamente executável.

É estimado que saia 40% mais barato que construir com concreto, então é só selecionar o modelo de piscina desejado, executar o projeto e fazer a decoração de área de lazer!

Projetos para inspiração

Abaixo, há diversos projetos fantásticos de piscina de borda infinita para você se inspirar e colocar em prática. Criar essa sensação de imensidão da água com a paisagem valorizará sua área de lazer e, consequentemente, seu imóvel!

Essa piscina de borda infinita se situa no hotel de luxo Marina Bay Sands, em Singapura. 

Piscina de borda infinita

Créditos: Marina Bay Sands

A integração de cores dos elementos da piscina com o ambiente foi feita com maestria nessa execução. Observe como o verde da vegetação e o marrom do deck são mesclados ao espaço!

borda infinita na piscina

Créditos: Denise Macedo Arquitetura

A seguinte é a piscina no hotel Viceroy Villa Bali, na Indonésia. Um belíssimo equilíbrio entre simplicidade e sofisticação.

piscina viceroy

Créditos: Viceroy Villa Bali Indonesia Hotel

Essa piscina, construída em uma residência, une os conceitos de luxo e minimalismo.

piscina privada

Créditos: Pinterest

Adereço de requinte em casas luxuosas, a piscina de borda infinita traz consigo um conceito único e inolvidável.

Design de piscina com borda infinita em casa luxuosa

Créditos: Croatian Wine

Uma transparência notável: elegância, requinte e singularidade.

Piscina com borda infinita vidro

Créditos: SPASA Victoria

Mesmo sendo recomendado construir uma piscina de borda infinita em ambientes cuja cor principal seja apenas o azul-mar, a mescla de conceitos entre o verde da natureza e  o urbanismo é um paradoxo belíssimo.

Piscina com borda infinita e modelo

Créditos: Click Arquitetura

O ilusionismo óptico é a premissa inicial da piscina de borda infinita, e essa imagem retrata como se constrói essa visão.

piscina borda infinita grande

Créditos: ClicRBS

Mais uma da Indonésia com belíssimos conceitos de piscinas de borda infinita: o Alila Hotel. 

piscina de luxo

Créditos: Alila Hotel Indonesia

A perfeita essência entre a realidade e o surreal.

Piscina com borda infinita design

Créditos: Infinity Engineering

Fusão arquitetônica com a praia: essa casa foi usada para a filmagem da franquia de filmes Crepúsculo.

Fusão arquitetônica

Créditos: Marcio Kogan

Perfeição na mistura de elementos.

projeto de piscina com borda infinita

Créditos: Xuehua

Mais uma de Singapura, na Baía de SkyPark.

modelo de piscina com borda infinita

Créditos: TripAdvisor

Não restam dúvidas de que foi o efeito marcante, promovido pela piscina com borda infinita, o aspecto principal causador do aumento, exorbitante, de sua procura. Já escolheu o modelo que mais te agrada?

Esperamos que você tenha gostado desse post! Confira outras matérias sobre tendências de Decoração e Projetos!

Piscina com Borda Infinita: Projetos, Como Funciona
Avalie esta matéria!




loading...


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*