Melhores ideias para decorar cozinha americana

A cozinha americana surgiu na arquitetura como uma possibilidade mais interativa, permitindo que quem está dedicado ao preparo de alimentos possa interagir com os familiares ou convidados. Ela é perfeita para isso!

Afinal, a cozinha não é apenas local de cozinhar e lavar louças. Ela é um lugar usado para comer, rir, desfrutar da companhia de amigos e da família… É o coração da casa!

Justamente por esse motivo é que a decoração da sua cozinha americana precisa ter aquele ar aconchegante e gostoso. E hoje, preparamos dicas especiais para ajudar você a decorar a sua!

Melhores ideias para decorar cozinha americana

A cozinha americana é parte do famoso conceito aberto, popularizado pelos gêmeos Jonathan e Drew Scott, do famoso programa Irmãos à obra do canal por assinatura Discovery Home & Health.

Irmãos a obra
Fonte: Discovery Channel

Trata-se de um espaço integrado ao ambiente da sala de estar, geralmente separado por uma meia parede ou bancada.

Embora a meia parede seja tão funcional quanto a bancada, a segunda vem se tornando a preferida, não apenas de quem está escolhendo sua nova residência, mas também dos arquitetos.

É fácil entender essa preferência: utilizar uma bancada como separação de ambientes permite que os moradores façam suas refeições ali mesmo, aproveitando bem o espaço.

Além disso, a bancada oferece lugares para que os convidados possam sentar para bater aquele papo enquanto você cozinha e prepara as delícias que serão servidas!

Por outro lado, o conceito aberto deixa tudo à mostra. E, sendo assim, é preciso caprichar na decoração!

A ideia aqui não é falar de reformas e acabamentos, apenas de objetos de decoração, para transformar esse ambiente sem quebrar/colar/construir nada e mesmo com um orçamento limitado. Vamos lá?

As melhores ideias para decorar cozinha americana são:

  • Investir em tapetes bonitos;
  • Transformar a armazenagem em decoração;
  • Aproveitar os utensílios de cozinha para embelezar;
  • Apostar no contraste;
  • Não esquecer daquele relógio de parede lindo!

Invista em belos tapetes

Os tapetes não são apenas funcionais, evitando que o chão fique molhado ou escorregadio, mas também são grandes aliados de quem busca uma decoração agradável para a cozinha.

Na hora de escolher, aposte em tons contrastantes, mais escuros ou completamente diferentes dos utilizados nos pisos e azulejos do ambiente.

Na verdade, essa é uma dica ótima para decorar sua cozinha e vamos conversar sobre ela daqui a pouco. O contraste cria um efeito visual incrível, e não apenas quando aplicado aos tapetes!

Aquele tradicional tapetinho de crochê também encontra seu espaço. O que manda é o seu estilo!

O que não vale é usar materiais que possam escorregar e causar acidentes. Afinal, o chão da cozinha pode ficar molhado, ter respingos de óleo e todo cuidado é pouco!

Armazenagem que vira decoração

Potes de mantimentos, pratos, bowls e cumbucas são itens indispensáveis em uma cozinha. Mas, nada impede que se tornem itens de decoração.

A dica aqui é escolher peças charmosas e atraentes e posicionar em lugares visíveis.

Potes de mantimentos
Fonte: A couple cooks

Embeleze o ambiente com os utensílios

No mesmo espírito da dica anterior, os utensílios de cozinha podem e devem ser utilizados para decorar sua cozinha americana.

Barras de metal para pendurar conchas, colheres, escumadeiras e outros utensílios não apenas favorecem a organização, como trazem um ar agradável e bonito para a sua cozinha americana!

Além desses, seus pequenos eletrodomésticos igualmente podem compor a decoração e criar um ambiente aconchegante e bonito.

Se você não gosta de deixá-los à mostra por conta da poeira ou da gordura natural do ambiente da cozinha, as capinhas estilo cozinha da vovó são boas e charmosas ideias!

Aposte no contraste

Não importa a cor de sua cozinha: o contraste sempre fica bonito e elegante!

Cozinhas com revestimento e bancadas em tons claros pedem acessórios em tons mais escuros. Aposte sem medo no bom e velho tom sobre tom, ou inove com cores chamativas.

Vale renovar sem reforma, pintando ou cobrindo armários com adesivos especialmente pensados para esse fim, mas vale também caprichar nos detalhes.

Mesmo os paninhos e toalhinhas de cozinha podem se tornar charmosos itens para decorar sua cozinha americana!

Não esqueça do relógio de cozinha!

Se tem uma coisa que se encontra em quase toda cozinha é um relógio de parede! Isso tem motivo: É preciso controlar o tempo de cozimento.

Antigamente, os relógios escolhidos para esse ambiente eram simples, geralmente redondos e sem decoração.

Hoje em dia, as opções são quase infinitas! Desde relógios em formato de utensílios de cozinha, até os de fundo decorado. E de todos os tamanhos!

Busque durabilidade e resistência às variações de temperatura que o ambiente enfrenta. Fora isso, o céu é o limite para a decoração.

relogio_de_parede_equacoes_matematicas
Foto: Love & Home

O modelo da foto acima é da loja Love & Home Gifts e Decor. E lá tem outros modelos, vale a pena dar uma olhada.

Seja criativo para decorar sua cozinha americana

Decoração é um assunto muito pessoal, não é mesmo? Aquilo que é bonito para uns, não é tão legal assim para outros. No entanto, a única coisa que importa é o seu gosto. A casa é sua!

Escolha acessórios práticos e duráveis, sempre mantendo em mente o que eles devem enfrentar.

Para quem cozinha muito, por exemplo, utilizar os utensílios como decoração é uma grande sacada, pois além de deixarem o ambiente mais harmonioso, os objetos estão todos à mão.

Se você quer acertar ao decorar sua cozinha americana, a regra de ouro é respeitar o seu próprio estilo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*