Search

Caramanchão: o que é, diferença de pergolado, fotos de projetos

Você pode colocar vasos de plantas pendurados ou samambaias no teto do seu caramanchão para deixá-lo ainda mais decorado



Pensando em fazer um caramanchão no seu jardim? Ter um espaço grande em casa que dê para comportar um jardim bem florido e alguns complementos para este jardim é o sonho de muitas pessoas.



Caso já tenha realizado este desejo, você pode investir pesado em uma decoração de jardins com caramanchão, que deixará toda a sua casa com visual mais diferenciado e seus momentos de descanso muito mais prazerosos.

Se você tiver um espaço considerável em seu jardim, não há razões para não aproveitá-lo. Complementar sua área florida com dicas de decoração fará apenas com que a mesma passe por um processo de valorização.

Atualmente existem tipos de construções que não somente tornam esse canto de sua casa muito mais agradável, mas que também enaltecem os benefícios atrelados à posse de plantas e flores.

caramanchão

Caramanchão todo florido com bancos para o descanso (Foto: siagutatemp)

caramanchao ferro

(Foto: Pinterest)

O que é caramanchão?            

Caramanchão é um dos tipos de construção mencionados anteriormente, e nada mais é do que uma construção (normalmente feita com ripas, estacas, metal ou concreto) recoberta por alguma planta trepadeira de sua preferência, a qual por sua vez é sustentada com uma peça de madeira também chamada de “pontalete”.

caramanchão imagens

(Foto: Simples Decoração)

Dicas de decoração de jardins com caramanchão

Devido ao seu tamanho considerável, os caramanchões são mais indicados para jardins de médio ou grande porte, devendo as colunas ser chumbadas no terreno com concreto, para garantir sua maior duração e também segurança e sustentação.

caramanchão de bambu como fazer

(Foto: TripAdvisor)

Você também pode acrescentar sob o caramanchão uma mesa pequena e cadeiras e fazer suas refeições matinais ou chás da tarde sob seu caramanchão apreciando a bela vista do seu jardim.

o que é caramanchão

(Foto: siagutatemp)

caramanchão florido

(Foto: Wikipédia)

Estes são espaços para o descanso e lazer, e se você apostar em móveis confortáveis, como cadeiras, poltronas ou até sofás, tornam-se livings ou ótimos lugares para colocar a leitura em dia.

caramanchão ideias

(Foto: Divulgação)

Leia também sobre Decoração Exótica Estilo Hindu.

Lembrando que estes momentos de relaxamento e descanso são essenciais para acabar com o estresse e recarregar as energias para a correria do cotidiano e suas muitas tarefas.

iluminação caramanchão

(Foto: Divulgação)

No quesito plantas que você irá utilizar para ornamentar seu caramanchão, você pode escolher a espécie que quiser, desde que seja trepadeiras, claro. Você pode optar tanto por plantas somente com folhagens quanto por plantas que produzam flores, e até optar pelas rosas trepadeiras.

caramanchão para jardins

(Foto: Divulgação)

Leia também sobre Decoração de Interiores de Casas de Luxo.

E além de sofás, poltrona e mesa você pode espalhar por todo o jardim estatuetas ou até fontes, deixando todo o espaço ainda mais interessante. E fazer um mix entre plantas somente com folhagens e plantas com flores, criará um contraste bem sofisticado em seu jardim.

caramanchão moderno

(Foto: Divulgação)

caramanchão em madeira

(Foto: Divulgação)

Logo, seu lar fica muito mais colorido, há contato direto com elementos da natureza, otimização da umidade do ar e estímulo do seu senso de responsabilidade – o jardim carece de cuidados diários, incluindo a poda, a limpeza, o adubamento, entre outros. Basta investir no projeto mais adequado para seu bolso e mais alinhado com seus gostos.

caramanchão de rosas

(Foto: Divulgação)

caramanchão de maracuja

(Foto: Divulgação)

Leia também sobre Decoração para Paredes com Tinta de Lousa.

Qual a diferença entre caramanchão e pergolado?

Apesar de muitos similares, as estruturas de caramanchão e pergolado possuem algumas diferenças.

O pergolado tem seu pé-direito mais alto e seu formato é majoritariamente retangular. Além disso, pode assumir o papel de gazebo, sendo coberto por materiais transparentes para que haja proteção contra a chuva e possibilidade de apreciação da paisagem.

pergolado com vidro

(Foto: Mercado livre)

pergolado

(Foto: Coverlight)

pergolado de madeira moderno

(Foto: Casa e Jardim)

Sem contar que o pergolado fica necessariamente fixado em um ponto da casa, uma vez que sua finalidade se restringe à decoração de áreas abertas como piscinas, churrasqueiras, hall de entrada e garagens.

pergolado decorado

(Foto: Decorando Casas)

pergolado area gourmet

(Foto: Assim eu gosto)

pergolado área de lazer

(Foto: Dcore você

O pergolado tem construção arquitetonicamente mais leve do que a do caramanchão e muitas vezes se torna uma verdadeira extensão de varandas.

decoração de jardins com caramanchão

 (Foto: Divulgação)

O caramanchão, por outro lado, possui sempre a mesma forma em sua estrutura. Seu principal objetivo é atuar no quesito paisagístico enquanto sustenta o crescimento livre e natural de plantas trepadeiras. A grosso modo, o caramanchão, de natureza obrigatoriamente rústica, se assimila às estacas utilizadas para a criação de videiras, podendo servir como um orquidário.

Caramanchão de madeira

Para decorar seu jardim ou demais áreas externas, assegure que o caramanchão de madeira tenha suas vigas devidamente travadas. Com isso, garante-se sustentação firme para que a área recoberta tenha passagem de luz natural.

caramanchão com flores

(Foto: siagutatemp)

Os tipos de madeira comumente usados na montagem do caramanchão são:

  • Itaúba
  • Cumarú
  • Garapeira
  • De demolição

É importante ressaltar que essas madeiras que darão origem ao caramanchão não podem encostar diretamente no solo ou em materiais de alvenaria, pois a eventual passagem de água do concreto ou do solo para a madeira faz com que a mesma permaneça molhada por mais tempo, comprometendo seu acabamento.

caramanchão em jardins

(Foto: Pinterest)

Um projeto de caramanchão de madeira pode apostar em modelos vazados e cobertos plantas trepadeiras. Tal estrutura embeleza estritamente os jardins, dando-lhes um local para a apreciação de sombra e representando uma área de descanso.

caramanchão bambu

(Foto: sunset)

Cedro vermelho é a opção mais popular para a construção de caramanchões, em seguida vem mogno e pau-brasil.

Porém, todas as madeiras estão sujeitas a danos causados pela ação do sol, chuva e infestação de insetos, caso não sejam seladas corretamente.

caramanchão barato

(Foto: wpmea)

Mas saiba que independente do material que você escolher, o acabamento faz toda a diferença no resultado final.

Caramanchão branco deixa o ambiente romântico e as cores mais brilhantes proporcionam um visual mais ousado.

Modelo de caramanchão de falso jasmim

O caramanchão e seus diversos modelos existentes são ótimas pedidas para a criação de plantas trepadeiras, assim como o falso jasmim. Seu crescimento é rápido e seu período de florescimento ocorre entre os meses de junho e novembro.

caramanchão falso jasmim

(Foto: Pinterest)

O falso jasmim possui flores amareladas e folhas verdes que chegam a atingir um comprimento de até 6 metros – isso orna muito bem com o caramanchão, visto que a estrutura do mesmo é recomendada para essa e demais plantas trepadeiras.

Caramanchão: o que é, diferença de pergolado, fotos de projetos
Avalie esta matéria!




loading...


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*