Tendência inovadora de cozinha conceito aberto

Se existe uma coisa que as pessoas estão sempre antenadas é nas tendências de designers de interiores e a cozinha conceito aberto é inovadora.

Muitas pessoas gostam de estar sempre inovando nos ambientes e seguindo as novas tendências quando o assunto é decoração de ambientes, principalmente de casas que é onde passamos maior parte do nosso tempo.

Atualmente, uma grande tendência de construção civil que tem ganhado o coração dos brasileiros, é a cozinha de conceito aberto que é uma cozinha sem divisões de parede com os outros cômodos da casa, principalmente sala e copa.

Foto: @decor_inspo3

Nesse post iremos abordar as principais características da cozinha de conceito aberto, assim como possíveis decorações e dicas para quem deseja fazer esse tipo de construção em sua casa.

O que é cozinha de conceito aberto?

Em se tratando de conceitos, a cozinha de conceito aberto é basicamente uma cozinha integrada com outros cômodos, seja ele sala de TV, copa, sala de jantar ou outra área da casa.

Esse tipo de conceito em cozinha tem ganhado cada vez mais o coração dos brasileiros e da sociedade do mundo todo, pois acaba sendo um ambiente mais aconchegante e acolhedor para se receber as visitas.

Foto: @shinebraga

Com o conceito antigo, cheio de paredes pela casa, as visitas ficavam na maioria das vezes “escondidas” dos donos da casa, que quase sempre se encontravam na cozinha preparando algo.

Com esse novo conceito que é tendência em 2021, o que era bom ficou ainda melhor, pois receber visitas em casa se tornou algo muito mais prazeroso para os donos da casa, isso porque agora é possível preparar um delicioso café ou jantar enquanto conversa e troca ideias com suas visitas.

Vantagens e desvantagens da cozinha de conceito aberto

Assim como qualquer outro tipo de construção e conceito, tudo tem seus altos e baixos, vantagens e desvantagens.

A seguir listaremos as vantagens e desvantagens de se ter uma cozinha em conceito aberto, para que você possa se inspirar e para que possamos te ajudar a pensar se vai querer se enquadrar nessa nova tendência de construção de casas.

Vantagens:

– Integração com os outros cômodos;

– Sensação de amplitude do espaço;

– Modernidade;

Foto: @estudio.banca

– Economia em diversos aspectos, como energia elétrica, decoração, móveis e materiais de construção;

– Infinitas possibilidades decorativas;

– Interação social com familiares e amigos;

– Ótima opção para apartamentos ou outras construções pequenas.

Desvantagens:

– Normalmente tem menos espaços para balcões e armários de cozinha;

– Se você deixar uma bagunça na cozinha (pia), ela estará sempre em evidencia;

– Se você mexe muito com gordura na cozinha poderá sujar com mais facilidade os outros cômodos da casa, assim como enaltecer o cheiro forte da gordura pela casa;

– Barulhos dos eletrodomésticos se dispersam pela casa com mais facilidade, pois não há barreiras para o som.

É certo que em tudo que se faz atualmente, existem vantagens e desvantagens, porém você deve se atentar e pesar na balança o que levar mais em consideração, para saber se as vantagens se sobressaem às desvantagens.

Nesse caso especificamente, a maioria das pessoas acreditam que as vantagens da cozinha em conceito aberto se sobressaem às desvantagens, sendo assim, acabam por optar em fazer tal conceito em suas casas.

Como podemos observar, as desvantagens da cozinha em conceito aberto são itens considerados fáceis de serem resolvidos basta que você tenha em mente o que quer e deseja para seu lar.

Melhores ideias para cozinha de conceito aberto

Mesmo sendo um conceito teoricamente simples, a cozinha de conceito aberto pode ser feita de várias formas, apresentando um leque de possibilidades muito grande.

A seguir abordaremos as melhores ideias para se inspirar em cozinhas de conceito aberto:

– Cozinhas em conceito aberto com ilha central: nesses casos, existe uma ilha que funcionará como uma espécie de mesa e balcão e/ou armário, dividindo os espaços (sala e cozinha por exemplo). Você pode optar por fazer com que a ilha sirva de mesa ou de suporte para seu fogão, todas as ideias ficam lindas e são muito bem vindas nas cozinhas de conceito aberto.

Foto: @ape42s

Fique atento para os casos de fogão na ilha, pois nesses casos você deve investir em um exaustor ou coifa, para que você fique livre das gotículas de gordura.

– Coloque um móvel tridimensional dividindo os ambientes: não necessariamente os ambientes precisam ser abertos de tudo, eles só precisam ser livres de paredes os dividindo. Logo, você pode colocar moveis ou enfeites para realizar a divisão.

Decoração de cozinha de conceito aberto com ilha e sala

Quanto o assunto é decoração, muitas pessoas ficam com o pé atrás em procurar ajuda, pois cada pessoas tem uma forma de pensar e um gosto diferente do outro.

Porém, algumas dicas são sempre bem vindas no momento de decorar ambientes integrados como é o caso da cozinha em conceito aberto integrada com a sala.

Foto: @marciocamposarquitetura

A dica mais importante nesse momento é seguir seu coração, ou seja, coloque as decorações do jeito que você mais gosta, mas se atente a alguns detalhes como:

– Evite muitas decorações diferentes em cores e texturas, pois isso pode causar uma bagunça visual à primeira vista.

– Invista em luminárias no estilo pendente. Normalmente essas luminárias são colocadas sobre a ilha ou mesa, a fim de proporcionar elegante e sofisticação ao ambiente.

– Invista em moveis planejados, pois além de otimizarem espaço, proporcionam beleza e sensação de organização ao ambiente.

Integração do conceito aberto entre sala e cozinha pequenas e simples

Como dissemos anteriormente, as cozinhas em conceito aberto são ideais para ambientes pequenos, pois proporcionam a impressão de amplitude do espaço.

Foto: @marciocamposarquitetura

Dessa forma, se sua casa tem esses cômodos pequenos, não precisa ter medo de inovar e criar esse conceito, pois você só terá o que ganhar ao investir no conceito aberto.

Caso sua casa não seja assim, você não gastara muito em criar esse espaço, pois terá que retirar paredes e fazer o acabamento como preferir.

Dicas para decorar cozinha conceito aberto em apartamento

Em apartamento os espaços são menores ainda, logo você deve pensar muito bem em como decorar esses ambientes para não passar a impressão de um ambiente carregado demais de informações.

Opte por decorações simples e cheias de estilo, como quadros, vasos de plantas ornamentais médias e pequenas, luminárias em forma de pendente, bombonieres e outros itens modernos.

Foto: @jsd_arquitetura
Foto: @sala2arquitetura
Foto: @studiomarquiteturaeinteriores
Foto: @folhainventar_arq
Foto: @rubyinteriores
Foto: @ferragensfloresta
Foto: @marciocamposarquitetura
Foto: @lucianacaiaffa_arquiteta
Foto: @knavesarquitetura
Foto: @due_arquitetos
Foto: @laisgil.arq
Foto: @marciocamposarquitetura
Foto: @fparquitetura
Foto: @glaucya.brigatto
Foto: @flaviomachadoarquitetura
Foto: @emcasa_3
Foto: @brunanezzi.interiores
Foto: @sklum.welovedesign_pt
Foto: @olhaoapedeles
Foto: @olhaoapedeles
Foto: @ns_interiores
cozinha aberta com balcão
Foto: @especialistarepresenta
cozinha aberta com ilha
Foto: @magesteblinovas
cozinha aberta com lavanderia
Foto: @vroarquitetura
cozinha aberta com sala de jantar
Foto: @you.can.find
cozinha aberta com sala simples
Foto: @suacasaseurefugio
cozinha aberta para a sala
Foto: @caroldiez_arquitetura
cozinha aberta para sala de estar
Foto: @ideaestudioarquitetura
cozinha americana com bancada de madeira
Foto: @marici_kuroba_arquitetura
cozinha americana de madeira
Foto: @meuaptodescolado
cozinha americana de mármore
Foto: @arquiteturamarques
cozinha americana em apartamento
Foto: @marciocamposarquitetura
cozinha americana em espaço pequeno
Foto: @tatianewaileman.arq
cozinha americana em ilha
Foto: @estudio_noi
cozinha americana junto com a sala
Foto: @studio79arq
cozinha americana
Foto: @casa.curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*