Search

Como cuidar de orquídeas: manual completo

Aprenda o passo a passo dos especialistas para de cuidar de orquídeas, assim elas ficarão lindas e saudáveis

Aprender como cuidar de orquídeas é o tipo de tarefa à qual toda pessoa que ama suas flores deve se dedicar. Felizmente, seguindo as dicas certas e prestando bastante atenção a alguns detalhes, tudo pode ficar bem fácil.

Pensando em lhe ajudar nessa tarefa de cuidar de orquídeas de um jeito ainda mais eficiente, foram separadas excelentes dicas. Seguindo tudo com atenção e fazendo a sua parte com carinho, suas orquídeas ficarão ainda mais bonitas.

Tipos de orquídeas

Para começar, se a intenção é descobrir como cuidar de orquídeas, saber que existem diversos tipos nessa “família” de flores é o primeiro passo. Afinal, flores diferentes exigem cuidados diferentes.

Embora existam mais de 30 mil tipos de orquídeas, quatro delas se apresentam como as mais populares e fáceis de serem cultivadas. Essas quatro são:

  • Phalaenopsis (Orquídea Borboleta);
  • Cattleya;
  • Paphiopedilum (Orquídea Sapatinho);
  • Cymbidium.

Por isso, vamos começar mostrando dicas de como cuidar de Phalaenopsis. Veja e aprenda:


Manual de como cuidar de orquídeas no vaso

Agora que você já conhece os principais tipos de orquídeas, acompanhe com muita atenção as dez dicas especiais que irão lhe ensinar a cuidar de orquídeas de uma vez por todas:

  • Faça o possível para colocar as suas orquídeas em vasos de barro. Se for usar vasos de plástico, tome cuidado para não deixar as flores encharcadas;
  • A base da orquídea deve ficar abaixo da boca do vaso em uma distância superior a dois dedos;
  • Se tiver que cortar a orquídea por algum motivo, esterilize a tesoura (no fogão ou com um maçarico portátil). Deixe a tesoura esfriar antes de usá-la. Repita esse procedimento a cada orquídea cortada;
  • Ao cortar uma folha, passe canela em pó no local do corte, isso irá agilizar a “cicatrização”;
  • Nos casos em que a folha apresentar manchas, ferva fumo de corda em água por cerca de uma hora. Isso irá gerar uma solução concentrada. Dilua a solução com um pouco mais de água e borrife sobre as folhas manchadas;
  • Para eliminar pragas, lave as folhas com sabão de coco;
  • Nos casos em que a orquídea começa a apresentar folhagens mais escuras, mude-a de local. Procure sempre aumentar o contato dos espécimes com a luz;
  • Quando for realizar alguma troca de vasos, observe em qual lado os brotos surgem. Esse lado deverá ser encostado nas paredes do vaso para criar uma base firme para o desenvolvimento da orquídea;
  • Ainda na troca de vasos, adicione alguns chips de fibra de coco para evitar que a sua orquídea sofra com a mudança;
  • Se quiser estimular a próxima florada, procure por produtos que contenham alta concentração de fósforo.

Dicas de como cuidar de orquídeas em apartamento

As orquídeas estão entre as queridinhas quando o assunto é plantas para apartamento. E aprender como cuidar de orquídeas em apartamentos já é entrar em uma tarefa um pouco diferente. Nesses casos, a altitude e a luz poderão influenciar nos cuidados de diversas formas.

Para alcançar os melhores resultados, faça o possível para manter as suas orquídeas bem ventiladas. Contudo, é importante lembrar que o excesso de vento também pode ser ruim. Saiba dosar as entradas de ar de um modo inteligente.

como cuidar de orquídeas

(Foto: Mundo Ecologia)

E não deixe as suas orquídeas longes da luz do sol. Aliás, é por esse motivo que sacadas e áreas de serviço costumam ser muito utilizadas para esse fim. Essas áreas costumam receber mais luz, favorecendo o crescimento dos espécimes.

Como cuidar de orquídeas depois que as flores caem

Por fim, é sempre bom lembrar que as orquídeas possuem períodos de floração. E claro, entre esse períodos, é necessário deixar a flores descansarem e prepará-las para crescer novamente.

A fim de alcançar novas e belas floradas, o ideal é realizar o corte da haste floral, que é a base da orquídea. Com esse corte, a flor ganha força para florescer novamente.

Confira algumas dicas de como adubar orquídeas e como cuidar depois que as flores caem:


Portanto, aprender como cuidar de orquídeas de uma forma eficiente exige muita atenção a muitos detalhes.  Com as dicas apresentadas aqui, você já terá uma boa ideia de como fazer para deixar as suas flores lindas. Cuide delas com carinho e a beleza delas irá reluzir nos mais variados ambientes.

Avalie esta matéria!




loading...


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*