A proposta de cobertura de uma casa com telhado aparente é um estilo tradicional.
O projeto consiste em uma instalação que permite que o telhado seja visto a partir de todos os ângulos da fachada da casa.
No entanto, atualmente, há propostas diferentes de construção que buscam inovar as ideias arquitetônicas.
Por isso, muitas pessoas que desejam realizar o sonho de construir a própria casa esbarram no dilema de qual tipo de telhado instalar em seu projeto.
Casas com telhado aparente ainda estão na moda?
Apesar de muitos adotarem as linhas retas, que representam a modernidade na arquitetura, o tipo de telhado aparente ainda é o mais utilizado entre os brasileiros.
Há uma infinidade de modelos e materiais para explorar quando se trata de casas com telhado aparente. Logo, a tendência é que elas continuem sendo cobiçadas nos dias atuais.
Ideias de fachadas de casas com telhado aparente
O leque de possibilidades estéticas da construção de casas com telhado aparente é grande, como já foi pontuado.
Veja também: 30 modelos de piscinas modernas para casas.
Sendo assim, algumas inspirações podem ser úteis para orientar a decisão que definirá a fachada final.
A construção mais vista é do estilo clássico. Com ele, a casa ganha conforto térmico devido ao uso de telhas que absorvem menos calor.
Ademais, as residências têm sua acústica incrementada por conta do espaço que existe entre a telha e a laje.
Este tipo de construção, também, pode trazer vantagens no quesito sustentabilidade.
Pode-se, por exemplo, utilizar a calha para recolher água da chuva a fim de reutilizá-la em outra atividade doméstica.
Falando em água, o beiral é peça fundamental quando se trata de casas com telhado aparente, pois ele evita que a água da chuva escorra e manche a pintura.
A inclinação do telhado é que define a direção em que a água escorre. Há telhas inclinadas para um lado só ou mais de um lado.
As mais comuns neste tipo de construção são as telhas feitas de barro, também conhecidas como coloniais, que exigem ao menos 30% de inclinação.
Isso fica a critério do construtor, mas adianto que a inclinação pode ser um diferencial na fachada.
Além dessas, há outras possibilidades cruzando os diversos materiais e cores presentes no mercado de construção, bem como uma gama de maneiras de arquitetá-los.
Sobrado com telhado aparente
Se o desejo por uma casa com telhado aparente se chocar com a necessidade de projeto de construção de sobrado, não se preocupe: os sobrados se adaptam bem ao estilo.
Assim como nas casas térreas, o telhado aparente traz personalidade e modernidade aqui.
Ainda, para além do prazer estético, o sobrado irá desfrutar do benefício que este modelo traz ao interior: uma casa fresca e com boa acústica.
Caso o projeto pretendido inclua um portão, o telhado aparente pode ser um recurso estilístico inteligente para adicionar um diferencial à fachada, agregando valor ao imóvel.
Iluminação para telhado aparente
Algo que pode pesar na hora de optar por uma casa com telhado aparente é o tipo de iluminação adequada para este modelo de construção.
Para sanar a dúvida, aqui vão as indicações sobre iluminação em áreas cobertas por este tipo de telhado.
A primeira forma que se pensa de adicionar iluminação sob o telhado aparente é por meio da fixação de lâmpadas nas vigas que compõem a sua estrutura.
Esta é de fato uma maneira de o fazer, mas com certeza não é a única.
É possível, por exemplo, adicionar pontos luminosos com spots posicionados em trilhos, a depender dos detalhes do projeto. Ou ainda, as clássicas luminárias de LED.
Para telhados altos a instalação de pendentes longos é uma ótima opção para trazer a iluminação para mais próximo das pessoas no ambiente.
Em contrapartida, no caso de telhados baixos, são preferíveis os modelos de luminárias mais curtas para que elas não se transformem em um empecilho para a circulação no local.
Também é possível aproveitar a luz natural em casas com telhado aparente. Basta substituir estrategicamente algumas telhas por um modelo transparente que permita a passagem da luz do sol.
Telhado misto: embutido e aparente
Ultimamente, tem-se visto ainda o telhado misto, que não passa de uma interseção entre o modelo de casas com telhado aparente juntamente com o modelo embutido.
Como telhado embutido compreende-se aquele que é construído envolto por uma parede.
Em contraste com as casas de telhado aparente, o modelo embutido não compõe a fachada e não deve ser visto de um ângulo sequer.
O telhado aparente, como já foi demonstrado, é um recurso estilístico que contribui para dar estilo à casa. No caso do telhado embutido sua função é apenas de cobrir, e nunca de incrementar.
Dessa forma, um telhado misto faz uso de ambos os estilos em uma mesma construção, em conformidade com a conveniência da utilização de um ou outro num mesmo projeto.
Qual é mais barato telhado aparente ou embutido?
O telhado embutido – geralmente feito com platibanda – costuma sair mais em conta, pois sua construção leva menos tempo e menos material.
Isso, porque seu objetivo é antes prático do que decorativo.
Já as casas com telhado aparente, costumam levar um pouco mais de tempo para serem finalizadas, uma vez que sua estrutura é mais incrementada.
Dessa forma, acabam também demandando um pouco mais de investimento.
O custo mais elevado se justifica por este modelo levar madeira em grande quantidade, bem como telhas decorativas e demais peças de instalação.
Uma das formas de tornar esta construção mais acessível é pesquisar variedades de telhas mais em conta.
Há telhas de diversas faixas de preço e, muitas delas, podem garantir um custo-benefício satisfatório na realização de um projeto de casa com telhado aparente.