Search

Canto Alemão Moderno: Modelos, Dicas, Medidas

Veja como decorar um ambiente da sua casa de forma inteligente e criativa utilizando um canto alemão



Uma das tendências que mais crescem na decoração de interiores é o canto alemão. Você já ouviu falar? Consiste basicamente em bancos encostados em cantos de paredes e levam esse nome porque eram muito comuns em bares e restaurantes na Alemanha.



Com a onda crescente do fluxo de pessoas se mudando para as cidades grandes como São Paulo, Rio de Janeiro e em outros países como Tóquio e Nova Iorque, não é mais comum que as famílias morem em casas, já que elas ocupam muito espaço e só abrigam uma família.

Os apartamentos tomaram os ambientes metropolitanos, aonde quer que nós olhemos, lá estão eles, diversos lares erguendo-se ao céu e abrigando muitas famílias. Mas esses espaços não costumam ser grandes, muito pelo contrário: é cada vez mais comum vermos apartamentos com menos de cinquenta metros quadrados.

Quem já morou em espaços pequenos sabe que é preciso ter criatividade para utilizar os cômodos da melhor maneira possível para economizar espaço. É aí que surge a maior vantagem das mesas de canto alemão: tomam menos espaço que os assentos e mesas comuns, já que ficam encostadas na parede.

O que é canto alemão?

Canto alemão consiste em assentos para mesa de jantar, organizados de forma que fiquem encostados no canto da parede. Geralmente ele possui o formato em L, com a dobra posicionada bem no canto.

Pode ser utilizado em salas de jantar, cozinhas, ambientes integrados e espaços exteriores.

canto alemão

(Foto: Pinterest)

É muito comum visualizarmos a decoração com canto alemão em pubs, bares e restaurantes.

Vantagens da decoração com canto alemão

Uma das maiores vantagens do canto alemão é a economia de espaço. É muito usual irmos em casas onde a mesa de jantar fica posicionada bem no meio do cômodo, com diversas cadeiras rodeando-a.

Mas quem mora em um espaço pequeno, não pode se dar ao luxo de gastar tanto espaço para abrigar a mesa de jantar. Se você está procurando economizar espaço, vale a pena investir em uma mesa de canto alemão.

Outra vantagem é a quantidade de assentos disponíveis. Como o assento encostado na parede costuma ser um banco ou um sofá, as pessoas sentam juntas e uma mesa que usualmente é de quatro lugares pode abrigar seis, sete pessoas.

A última vantagem são os bons preços e a grande variedade de modelos de canto alemão que estão surgindo no mercado devido ao número de pessoas morando em espaços pequenos.

Isso significa que você terá diversas opções para escolher, desde estampas de assento, materiais diferentes, cores diversificadas e até mesmo versões com assentos que, ao levantar a tampa, viram um baú.

Canto alemão com baú

Se o objetivo é economizar ainda mais espaço, saiba que há um mercado com diversas opções de canto alemão com baú.

Nesse caso, o assento do banco ou sofá é removível e a parte de dentro é oca, possibilitando guardar diversos objetos.

canto alemão com bau

(Foto: nowacraft)

Essa é uma opção muito interessante para quem não tem mais espaço nos armários e quer otimizar o espaço.

Canto alemão moderno

No mercado, você poderá encontrar diversas opções, desde aqueles mais tradicionais até os mais modernos.

Se você procura por ambientes mais despojados e atuais, procure por mesas de canto alemão mais modernas e que abusam da criatividade.

Os assentos podem ser estofados com tecidos coloridos e estampados. As cores também podem ser mais diferentes que os tons amarronzados das comuns mesas de madeira.

Para a decoração, você pode utilizar almofadas estampadas e coloridas para colocar nos assentos, além de itens no centro da mesa, como vasos.

Se quer apostar em um ambiente que pareça maior, coloque espelhos na parede acima dos assentos.

Canto alemão planejado

Caso você queira investir um pouco mais na mobília da casa, vale a pena olhar as opções de móveis planejados.

A ideia é que um profissional da área analise o espaço a ser mobiliado e escolha as melhores medidas e opções para o local.

O canto alemão planejado se difere dos móveis comprados prontos, já que eles são feitos sob medida e com as cores e materiais escolhidos pelo comprador.

Caso queira incluir uma mesa de canto alemão nos seus móveis planejados, procure uma loja especializada e explique onde e como você a quer.

Medidas

Para acertar nas medidas do canto alemão na hora da compra ou até mesmo se você for confeccionar sua própria mesa e assentos em casa, é preciso ter ideia do tamanho disponível e do número de pessoas que vai utilizar a mesa.

O ideal é manter aproximadamente 50 cm de largura para cada assento, isso significa que, se o seu banco ou sofá for para três pessoas, o tamanho deve ser de aproximadamente 1,50 m.

Faça o lado menor do L com o tamanho aproximado de ¾ do comprimento total do lado maior. Nos lados que não estiverem ocupados por bancos e por sofás, coloque cadeiras ou poltronas normais.

Não existe uma medida certa para o canto alemão, tudo vai depender de uma série de fatores que vão desde o espaço disponível até o tamanho da família. A mesa de quatro pessoas será diferente da de oito e assim por diante.

Se na loja você não estiver confiante com as medidas disponíveis, vale a pena encomendar uma mesa de canto alemão sob medida.

Dicas de como fazer um canto alemão

Se você prefere fazer seus próprios móveis ao invés de comprá-los em uma loja, siga as dicas a seguir sobre como fazer um canto alemão:

  • Se atente as medidas: calcule a quantidade de pessoas que deverão se sentar na mesa e reserve um espaço de pelo menos 50 cm de assento para cada uma. Leve em consideração também o espaço disponível.
  • Escolha bons materiais: há uma variedade gigantesca de materiais para fazer móveis no mercado. Escolha aqueles com resistência suficiente para suportar pesos, já que pessoas irão sentar-se nos assentos e eles precisam se manter firmes.
  • Faça primeiro a mesa: como será o objeto que ficará no centro, ela será determinante para escolher o tamanho dos assentos, bancos e cadeiras.
  • Aposte na decoração: uma decoração bem-feita pode atrair muita atenção para sua mesa de canto alemão. Aposte em almofadas para os assentos, espelhos e vasos para o centro da mesa.
  • Materiais apropriados: os materiais também devem ser apropriados para o ambiente onde se deseja instalar a mesa com canto alemão. Se for ficar do lado de fora, por exemplo, e estiver sujeita a pegar chuva, a dica é não utilizar tecidos ou madeiras que não sejam resistentes a água.

Fotos de projetos modernos

Que tal conferir alguns modelos de decoração de canto alemão para se inspirar? São muitos detalhes e cores. Veja!

1 – Canto alemão com espelho para ampliar o ambiente

canto alemão pequeno

(Foto: Pinterest)

2 – Modelo de 4 lugares com cadeiras transparentes para criar um ar mais moderno

canto alemão elegante

(Foto: theholk)

3 – Canto alemão simples comprado em lojas de móveis

canto alemão estofado

(Foto: Webcomunica)

4 – Feito sob medida para aproveitar ao máximo o espaço

canto alemão apartamento pequeno

(Foto: ConstruindoDECOR)

5 – A decoração da mesa de canto alemão faz toda a diferença

canto alemão com cadeiras amarelas

(Foto: Anna Fasano)

6 – Opção de canto alemão rústico de madeira

canto alemão rustico

(Foto: Thomasbrault)

7 – Canto alemão clean com lustre no centro da mesa

canto alemão com cadeiras brancas

(Foto: Casa Pro)

8 – Quadros e outros acessórios decorativos para compor o ambiente

canto alemão com banco

(Foto: Craftmania)

9 – Canto alemão moderno e descolado com estofado de couro

decoração de canto alemão

(Foto: mijura)

10 – Projeto para 8 lugares em tons escuros

canto alemão com cadeiras pretas

(Foto: Aaron Guides)

11 – Canto alemão com 2 cadeiras simples

canto alemão poucos lugares

(Foto: Marcanni)

12 – Papel de parede para deixar o cantinho mais aconchegante

4 lugares

(Foto: theholk.com)

13 – Canto alemão com a cor branco predominando

canto alemao com espelho

(Foto: Benassi Decorações)

14 – Pendentes pretos para combinar com outros elementos da decoração

canto alemão moderno

(Foto: my blue decor)

15 – Mistura de materiais no jogo do canto alemão

mesa de canto alemão

(Foto: InsureForAll)

16 – Banco com baú combinando com o estofado das cadeiras

canto alemão mesa de vidro

(Foto: Red Global MX)

São muitas as possibilidades para criar um canto alemão aconchegante, basta ter em mente qual estilo combina mais com a decoração da sua casa para então comprar ou mandar fazer os móveis.

Canto Alemão Moderno: Modelos, Dicas, Medidas
Avalie esta matéria!




loading...


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*