Search

Cuidado com idosos em residência: veja dicas de decoração


A arquitetura em seu vasto campo de conhecimento, trouxe novas formas para comportamentos e decoração para os idosos. As residências precisam se adaptar a essa nova fase, tudo tem que ficar mais seguro para a vida plena do idoso. Não deixe pequenos objetos espalhados, eles podem ser um obstáculo e provocar acidentes. Alguns cuidados como evitar os “cantos vivos” dos móveis e objetos de vidro são importantes.



Veja abaixo algumas dicas

Créditos: mulher.terra.com.br

O conceito de segurança é bem específico quando tratamos de idosos e hoje encontramos muitas informações para deixar nossas casas mais seguras. A velhice merece ser curtida com tranquilidade e qualidade, sem acidentes como quedas e escorregões que podem complicar a saúde da pessoa idosa. Se a casa possuir escadas, coloque corrimãos,  fitas antiderrapantes nos degraus e uma iluminação apropriada, como esta com balizadores de parede.

Créditos: caras.uol.com.br

Não deixe a decoração apagada, com cara de hospital. Apenas faça as adaptações necessárias seguindo as características  da decoração existente. Veja esta sala: moderna e sem “cantos vivos”. Pufes podem servir de apoio para os pés e de mesinha de centro em algum momento. O rack está encostado na parede e as mesinhas de apoio do lado do sofá e poltrona são redondas. Estes últimos devem ter alturas confortáveis de 50cm. Se houver estante, fixe bem as prateleiras e evite objetos pesados.

Créditos: designinnova.blogspot.com

E o que dizer desta linda cozinha? Quando falamos em mudar pensamos em móveis simples, sem graça. Mas olhe esta cozinha planejada: espaço embaixo da pia, se o idoso for cadeirante, armários com iluminação interna para facilitar a escolha das coisas, mesa redonda e de madeira, piso antiderrapante de fácil limpeza e armários com alturas acessíveis. Um conceito diferente do que estamos acostumados, mas que atende muito bem à essas adaptações.

Créditos: cliquearquitetura.com.br

Nos quartos, a altura da cama deve permitir que o idoso coloque os pés no chão quando sentado nela, entre 45 e 5ocm. As mesinhas de cabeceira devem ter a mesma altura da cama ou apenas 10cm acima dela. A iluminação secundária é bem vinda, com arandelas e abajures fixos na mesa ou parede.

Créditos: imoveis.culturamix.com

O banheiro deve receber barras de apoio perto da bacia, da pia e no dentro do box que pode ter uma banquinho para uma banho mais tranquilo. O piso, sempre antiderrapante e limpo. A bacia com caixa acoplada é mais indicada e de fácil manuseio. A pia, com altura entre 80 e 85cm, sem nada embaixo para melhor circulação também para cadeirantes. No box, use porta de material inquebrável ou cortina de plástico.

Deixar as quinas dos móveis protegidas ou aredondadas não tira a beleza da decoração. Adaptar a casa significa ganhar novos hábitos e abandonar outros para uma vida melhor.





loading...


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*