Categorias: Jardim e Paisagismo

Concregrama ou Pisograma: para que serve, vantagens

O concregrama, que também é conhecido como pisograma, é um ótimo recurso para quem deseja unir beleza, praticidade e preservação ao meio ambiente em sua residência ou trabalho.

Atualmente, ele é um dos acabamentos mais empregados no momento de pavimentar um espaço de grande circulação devido a sua praticidade de instalação e ótimo custo benefício.

Por isso, mesmo que você não o conheça pelo nome, provavelmente já o tenha visto em áreas públicas, como em passagens de acesso a espaços específicos de parques ou mesmo em garagens de vizinhos, amigos ou conhecidos.

Aqui você encontrará todas as informações necessárias para saber se ele atende as suas necessidades e se é uma ótima solução incluí-lo na sua próxima reforma. Confira agora!

O que é concregrama ou pisograma?

Este elemento pode ser chamado de concregrama ou de pisograma. Como os seus nomes indicam, ele remete a palavras como “concreto”, “piso”, “pisar” e “grama”.

Ele é uma estrutura de concreto que visa proteger um espaço gramado que está em um local de passagem (é caminho para que as pessoas possam ir de um lugar para outro), fachadas de casas, estacionamento de veículos, etc.

(Foto: Rhino Pisos)

Existem diferentes modelos de concregrama e o cliente pode escolhê-lo a partir de sua estética, do custo e espaço disponível para implantá-lo na construção.

Há em formato de quadrados, retângulos, hexágonos, dentre outros e podem ser dispostos na horizontal, vertical ou diagonal.

(Foto: Pinterest)

Já no quesito cores, estão disponíveis em vermelho, branco e sem pintura.

Vantagens do concregrama

A utilização de concregrama como revestimento possui muitas vantagens, a começar pela parte ambiental.

Além da já citada proteção às plantas, sua função principal, também se mostra como bom impermeabilizador. Ele permite boa drenagem de água em dias de chuva, o que fortalece as gramíneas e evita alagamentos.

(Foto: Elizabeth Martins)

Outro aspecto interessante é que possui um ótimo custo benefício. Seu material é resistente, fazendo com que manutenções sejam raras. E no caso de necessidade, o concregrama é mais barato que outras opções desta área.

Além disso, caso você precise fazer alguma reforma na área em que foi implementado, é possível retirar cada peça de uma vez, realizar a intervenção e depois colocar os mesmos blocos no mesmo espaço.

Estas são ótimas notícias para o bolso do consumidor, não é mesmo?

Preço do concregrama 

Agora, tratando diretamente dos números, vamos falar da média de preço de compra do concregrama.

(Foto: Dwell)

Após a realização de uma aprofundada pesquisa nas maiores redes de lojas de materiais de construção, pode-se dizer que a média de valor é de R$ 40,00 a R$ 50,00 por metro quadrado.

(Foto: Wood Save)

Esta quantia pode assustar, mas com às vantagens e baixa manutenção que estas peças demandam e da diversidade de estilos que podem ser escolhidos, o custo vale a pena.

(Foto: lucilearq)

Recomendamos, é claro, que os interessados façam pesquisas nas lojas de sua região, verificando a qualidade e disponibilidade destas peças.

Como colocar o concregrama ou pisograma passo a passo

Para colocar o concregrama em um espaço de circulação público ou em área externa em residências, há algumas etapas imprescindíveis.

Parte-se do pressuposto que o espaço já foi trabalhado anteriormente, com bica corrida, o que faz com que seja um suporte mais resistente para intermediar a inserção de outros tipos de pavimento.

Cada peça de pisograma é assentada no solo como se tivesse sido colocada em meio ao gramado.

(Foto: MaqBlocos)

Através dele, as plantinhas poderão ser protegidas dos pedestres e carros, mas também permitirá o seu crescimento e plantio de novas mudas através dos orifícios.

(Foto: Mundo da Construção)

Para tal, o profissional especializado ou você mesmo pode calcular o tamanho do espaço de implantação e comprar determinada quantidade de concregrama para o local.

(Foto: Woning Sierbestrating)

Além disso, será necessário calcular a quantidade de sacos de pó de pedra ou de simplesmente areia grossa para utilizar na fixação das peças.

(Foto: lucilearq)

Com todos estes materiais em mãos, basta fazer uma camada de areia grossa, por exemplo, e logo em seguida inserir este tipo de piso. Depois, é esperar um momento e também colocar terra e gramíneas. Viu? Simples e prático!

(Foto: lucilearq)

Com todas estas informações, observa-se que o congregama é uma ótima ideia para quem deseja realizar a reforma de pavimento com ótimo custo benefício!

RELACIONADAS:
admin

Share
Publicado por
admin

Recent Posts

Decoração de Ano Novo 2020: fotos e ideias incríveis

Para que a sua decoração de Ano Novo 2020 fique perfeita, planeje com antecedência todos os detalhes dessa celebração com…

2 semanas atrás

Decorações de Natal artesanal 2019

Com a chegada da época natalina, é momento de juntar todo mundo em casa para fazer as decorações de Natal…

1 mês atrás

Decoração de Natal 2020: tendências, dicas e fotos

A decoração de Natal 2020 promete aliar a modernidade com o clássico do festejo natalino. Até porque o Natal é…

2 meses atrás

Banheiro Simples: Fotos e dicas para decorar gastando pouco

Existem várias formas de decorar um banheiro simples, seja com materiais de acabamento ou acessórios decorativos como nichos, prateleiras, plantas,…

2 meses atrás

Bodas de Algodão: significado, decoração, mensagens

A comemoração das bodas de algodão é praticada há muito tempo. Com sua provável origem na Alemanha. Aqui no Brasil,…

3 meses atrás

Festa Neon: decoração, bolo, convites e lembrancinhas

A festa neon é caracterizada por apresentar uma enorme diversidade de cores, e por ser um tema moderno, têm ganhado…

4 meses atrás